Que duração têm os compósitos?  Uma restauração em compósito bem executado dura 4 a 5 anos em...

mais info

Clínica Dentária
Prótese fixa

É a forma de substituir dentes ausentes ou muito danificados com próteses de metal, cerâmica ou outro material para que volte a haver mastigação.

São as chamadas coroas e pontes: As coroas cobrem um dente muito danificado ou muito fragilizado para que seja reposta a função e a estética, para isso tem de haver uma raíz em bom estado porque é ela que vai suportar a coroa.

A ponte é um conjunto de dentes que, apoiando-se em dentes existentes, permite que numa zona sem dente nem raiz fique um dente suspenso preso aos que lhe estão ao lado. Hoje em dia a substituição de um único dente faz-se normalmente com um implante porque evita lesar os dentes próximos.

Estas pontes ou coroas são cimentadas com materiais próprios que as fixam no lugar e que não permitem que sejam retiradas, por isso fixas.

Quando começou a Prótese Fixa era feita com metal que depois era revestido por outros materiais da cor do dente, acrílico ou cerâmica. Em trabalhos mais modestos ou em zonas menos visíveis optava-se às vezes por elementos todos metálicos.

Hoje novos materiais e novas técnicas permitiram eliminar o metal de parte destas próteses com um enorme ganho em termos de estética.


 



voltar  |  home